Rótulos e Etiquetas: As diferentes soluções que o mercado tem para oferecer

rótulos em rolo

Quer por uma questão de marketing mas também por uma questão legal, todos os produtos precisam de um rótulo, de uma etiqueta ou de uma embalagem. Seja para identificar a marca, o produtor ou o distribuidor, esclarecer o consumidor com informações relevantes relativas ao modo de consumo, de transporte, de conservação e de reciclagem do produto, etc. Até produtos que antigamente eram comercializados de forma indiferenciada (como por exemplo a fruta) hoje frequentemente vêm etiquetados ou rotulados para identificar o produtor e a sua origem. 

Neste artigo vamos abordar algumas das soluções de etiquetagem e rotulagem que a indústria oferece. São soluções específicas que devem ser equacionadas em função do tipo de produto (alimentar, não-alimentar, congelado, fresco) e também da forma como se pretende posicionar o produto no mercado.

Etiquetas térmicas

Indicadas para aplicações de curta duração como etiquetas de viagem, logística, retalho, impressão de talões, etc, estas etiquetas têm um revestimento especial que as torna sensíveis ao calor razão pela qual não necessitam de fitas de impressão (ribbons) uma vez que a impressão é feita em impressoras de transferência térmica.

Este tipo de etiqueta normalmente é disponibilizada para todo o tipo de impressoras térmicas e para impressoras/aplicadores e balanças com impressoras incorporadas.

As etiquetas térmicas garantem sempre adequadas leituras ópticas dos códigos de barra e outros elementos informativos e distintivos dos produtos, sendo que para cada tipo de produto é utilizada uma cola específica.

Etiquetas / rótulos mate

Comparativamente às etiquetas de papel meio-brilho ou brilho, as etiquetas mate (sem brilho) garantem uma impressão mais duradoura sendo esta a principal razão porque são comumente escolhidas, isto é, quando o principal objetivo da etiquetagem é a durabilidade. No entanto, nas etiquetas mate, a qualidade e o contraste da impressão são inferiores em comparação com o papel meio-brilho ou brilho. Neste sentido, é o cliente que terá de equacionar as vantagens e desvantagens de cada uma destas alternativas.

As etiquetas sem brilho (mate) permitem uma grande durabilidade da impressão, grande resistência do papel a ambientes ligeiramente húmidos e variações térmicas, ótima adesão numa grande variedade de materiais
e, não menos importante, são certificadas para contacto direto com alimentos.

Etiquetas / rótulos meio-brilho

Também conhecidas por semi-gloss, as etiquetas meio-brilho são uma solução intermédia entre as etiquetas mate e as etiquetas com brilho.

O meio-brilho é um acabamento que confere à etiqueta uma imagem mais apelativa e, comparativamente ao papel mate, a qualidade de impressão é superior. No entanto, estas etiquetas são menos duráveis que as etiquetas mate. Não obstante a sua inferior durabilidade, as etiquetas meio-brilho garantem também uma boa resistência a ambientes ligeiramente húmidos e a variações térmicas

O adesivo (cola) das etiquetas meio-brilho proporciona uma excelente adesão a vários tipos de superfícies ou materiais.

Etiquetas / rótulos alto-brilho

As etiquetas alto-brilho são a solução indicada quando o pretendido é conferir um acabamento bastante brilhoso ao rótulo ou à etiqueta. A solução de alto-brilho garante uma grande qualidade de impressão e um efeito bastante reluzente.

Novamente, a escolha entre mate, meio-brilho ou alto-brilho é uma decisão do cliente em função do que este pretende para o seu rótulo ou etiqueta.

Etiquetas / rótulos em papéis especiais para enologia

Especiais para produção de rótulos de vinhos, licores e bebidas espirituosas, estes papéis têm normalmente uma qualidade e gramagem superior e também efeitos e texturas diferentes.

Em função de como se pretende posicionar uma dada marca ou produto no mercado, a utilização deste tipo de papel pode desempenhar uma função muito importante pelo valor acrescentado que efetivamente traz ao resultado final em termos visuais e experiencia de compra e consumo.

Etiquetas / rótulos em papéis metalizados

Os papéis metalizados são frequentemente utilizados em rótulos ou etiquetas que exigem um visual diferenciador e impactante pois estes papéis dão um brilho notável e um acabamento impecável.

Como o rótulo desempenha um papel determinante no processo de posicionamento e diferenciação de uma marca / produto, este tipo de papel, dadas as suas características, pode dar um verdadeiro contributo neste processo.

Etiquetas / rótulos em PP branco

As etiquetas / rótulos em PP branco são normalmente utilizados para rotular produtos para os quais se pretende uma imagem visualmente mais apelativa pois permitem uma notável qualidade de impressão a cores. Para além disso são também indicadas para rotular produtos químicos visto que o plástico (PP), comparativamente com o papel, garante uma maior legibilidade e durabilidade uma vez que impede que as etiquetas / rótulos se rasguem ou deteriorem quando em contacto com certos compostos químicos, gorduras, óleos ou humidade.

Aliado a tudo isto, também o facto de suportarem baixas temperaturas, serem recicláveis e atóxicas (sem toxinas) faz com que sejam muito utilizadas nas indústrias alimentar, farmacêutica, hospitalar e cosmética.

Etiquetas / rótulos em PP transparente

As etiquetas / rótulos em PP transparente são normalmente utilizados para rotular produtos para os quais se pretende uma imagem visualmente mais apelativa pois permitem uma notável qualidade de impressão a cores. Para além disso são também indicadas para rotular produtos químicos visto que o plástico (PP), comparativamente com o papel, garante uma maior legibilidade e durabilidade uma vez que impede que as etiquetas / rótulos se rasguem ou deteriorem quando em contacto com certos compostos químicos, gorduras, óleos ou humidade.

Aliado a tudo isto, também o facto de suportarem baixas temperaturas, serem recicláveis e atóxicas (sem toxinas) faz com que sejam muito utilizadas nas indústrias alimentar, farmacêutica, hospitalar e cosmética.

Etiquetas / rótulos em PP metalizado

As etiquetas adesivas em polipropileno (PP) metalizado são as mais utilizadas no mundo, em especial em embalagens, rótulos e na indústria, em substituição de outros termoplásticos.

Estas etiquetas de elasticidade muito baixa, são muito resistentes a água, ao rasgo e à temperatura pois resistem até 80oC, sendo ideais para produtos que serão expostos a ambientes húmidos e nocivos.

Comparativamente a outros tipos, as etiquetas em PP metalizado permite a composição de embalagens com impressão, o que auxilia na identificação e diferenciação estética do produto.

Etiquetas de segurança VOID

As etiquetas de segurança VOID permitem detectar se o utilizador manipulou um dado produto pois quando é removida não consegue mais recuperar a sua aparência inicial e, para além disso, a palavra VOID aparece no adesivo da etiqueta provando desta forma que houve tentativa de manipulação do produto ou embalagem.

Apesar de commumente utilizada em produtos tecnológicos (computadores, consolas, televisores, etc) este tipo de etiqueta de segurança pode ser aplicada em qualquer outro tipo de produto como forma de garantia de não manuseamento.

Etiquetas de segurança destrutíveis

Estas etiquetas servem para identificar e selar produtos que implicam garantia e necessidade de identificação.

Devido à alta adesividade da sua cola, quando há́ tentativa de remoção da etiqueta a mesma destrói-se evidenciando assim a tentativa de violação da embalagem ou produto.

As etiquetas de segurança destrutíveis apresentam uma alta resistência aos raios ultravioletas (UV) e oferecem uma excelente adesão em diferentes tipos de superfícies.

Etiquetas Valéron

Dada a sua durabilidade e resistência ao contacto com produtos químicos e aos elementos naturais (ar livre, temperaturas baixas, humidade, raios ultravioletas, etc), as etiquetas Valéron estão particularmente indicadas para utilização em ambientes exteriores, apesar de poderem também ser utilizadas em ambientes interiores.

Normalmente as etiquetas Valéron são utilizadas na identificação ou rastreio de animais/gado e na rotulagem de vasos e plantas.

Certamente que já viu este tipo de etiqueta em alimentos como os pedaços de presunto que compramos na charcutaria, na identificação do peixe na peixaria e também em plantas de jardim, como rótulos não adesivos ou etiquetas impressas em várias cores e formas variadas para chamar a atenção.

Aconselhamento técnico

Na hora de escolher o rótulo ou etiqueta mais adequado ao seu produto contacte-nos pois iremos ajudá-lo neste processo que, como teve a oportunidade de ler, é mais complexo do que parece pois são muitas as soluções disponíveis no mercado sendo fundamental que faça uma escolha esclarecida.  

Partilhar este conteúdo