A importância dos rótulos e etiquetas na perceção e experiência de compra e consumo do cliente

Pensar que um rótulo é apenas um simples autocolante que se cola num produto é uma visão muito redutora da verdadeira função de marketing deste que é um dos
elementos mais importantes de um produto.

O rótulo tem uma grande importância na construção da identidade e credibilidade de uma marca/produto e no comportamento do consumidor. Em conjunto com a embalagem, o rótulo é, na realidade, uma das faces tangíveis do posicionamento de mercado de uma marca ou de um produto, é a primeira forma de comunicação visual de um produto com o público e por esta razão tem uma grande influência no processo de diferenciação e na decisão de compra por parte do consumidor.

Para além disso, os rótulos e as etiquetas influenciam também a experiência do consumidor e têm um peso determinante na estratégia de fidelização de uma marca uma vez que permitem aos consumidores identificá-la facilmente e optar por comprar novamente.

Elementos de design como tipos de letra e tipos de linguagem, cores e, não menos importante, o tipo de materiais utilizados, ajudam a afirmar e a consolidar o posicionamento da marca na mente do consumidor. Neste sentido, é importante pensar sobre a perceção que queremos que o público tenha da marca. Um chá
biológico gourmet, por exemplo, vai ter uma identidade visual diferente de um chá que não tenha estas características.

A função informacional dos rótulos e etiquetas

Para além de uma forte função de marketing, os rótulos e etiquetas também têm uma função de informação muito importante pois cabe a estes informar o consumidor dos dados relevantes sobre o produto nomeadamente, como preparar e consumir o produto, informação nutricional, validade, sugestões de preparação, forma de conservação, alergénicos, etc.

Estudos comprovam que os consumidores desenvolvem uma perceção mais positiva se este tipo de informação for facilmente encontrada e por esta razão, no momento de criar um rótulo ou etiqueta, é muito importante que haja um equilíbrio e uma atenção para com estas duas funções que devem ser indissociáveis, a função marketing e a função informação.

Adequar o rótulo ou etiqueta ao produto e à embalagem

A indústria gráfica disponibiliza diferentes tipos de materiais para produção de rótulos e etiquetas, desde os diferentes tipos de papel ao plástico branco, transparente ou metalizado. Escolher o material mais indicado implica analisar primeiramente os produtos pois cada um pode pressupor a utilização de um material diferente. Por exemplo, as etiquetas de papel simples não estão indicadas para alimentos congelados visto que se degradam facilmente em contacto com a humidade agredindo a imagem da marca e impedindo o consumidor de aceder a informações importantes.

Neste sentido, é importante equacionar muito bem as características do produto, nomeadamente a temperatura em que é comercializado, o tipo e formato da embalagem, como será transportado, armazenado e consumido. Todos estes aspectos ajudam a perceber qual o material mais adequado para os rótulos e etiquetas.

A adequação do rótulo à embalagem é também uma questão muito importante e que deve ser muito bem pensada. Na verdade, de nada serve criar um rótulo muito bonito se este não for a solução mais adequada para o tipo de embalagem que escolhemos para o produto. Veja, por exemplo, o caso de um rótulo rectangular para um produto cuja embalagem é cilíndrica. Muitas vezes não resulta bem pois dificulta a visualização de certos elementos ou informações constantes no rótulo.

É por estas razões que, no processo de criação de um rótulo ou etiqueta, é muito importante ter em linha de conta o formato e o material de que é feita a embalagem antes de se tomar qualquer decisão para que estes elementos se conjugam de forma equilibrada e harmoniosa.

Adequar o rótulo às necessidades do público

Como referido anteriormente, para além de uma função de marketing que, em última instância, pretende apelar ao emocional do público, despertar a sua atenção e fazê-lo identificar-se com os valores da marca, os rótulos e etiquetas também têm uma função funcional e informacional. Neste sentido, precisam de ter dados legíveis e devidamente dispostos para o consumidor, para ajudá-lo a avaliar e a decidir sobre comprar ou não o produto. Assim sendo, é importante assegurar que os principais fatores decisivos na hora da compra estejam presentes no rótulo ou na etiqueta.

É uma boa prática evidenciar as principais características do produto e valorizar as informações essenciais para chamar atenção do consumidor e fidelizá-lo ao produto ou à marca.

Não se esqueça que os rótulos e etiquetas têm uma grande força de marketing e comunicação e por esta razão podem valorizar substancialmente os seus produtos, mas devem estar adequados às necessidades do público-alvo da marca para aumentar a sua probabilidade de adesão. Assim, no processo de criação do rótulo ou etiqueta, é importante alocar algum tempo a fazer pesquisa para se perceber o que os consumidores esperam encontrar no rótulo, etiqueta ou na embalagem do produto.

O “comportamento” do produto na prateleira

Quando se desenvolve/cria uma embalagem ou um rótulo para um produto, é muito importante perceber como este se vai “comportar” em contexto real, ou seja, nas prateleiras dos pontos de venda. Destacar-se-á dos produtos concorrentes? Chamará a atenção dos consumidores? Os elementos gráficos e informativos terão leitura suficiente?

No processo criativo é importante procurar uma disposição harmoniosa dos vários elementos que compõem o design do rótulo ou da embalagem. Há que assegurar que os consumidores vão conseguir ler o que está escrito. Aqui é fundamental não criar ruido visual sendo para tal importante utilizar bem o espaço disponível para posicionar bem as imagens, palavras e logotipos.

Os pré-testes de embalagem servem exactamente este propósito, ou seja, perceber como o produto realmente ficará quando exposto nas prateleiras das lojas. Infelizmente há quem ignore a importância de se testar a embalagem ou rótulo em contexto real o que, em muitos casos, revela ser uma má decisão em especial quando se vai produzir uma grande tiragem.

Informações obrigatórias em rótulos e etiquetas

No processo de criação de um rótulo, etiqueta ou embalagem é muito importante saber de antemão quais são as informações que, por lei, têm obrigatoriamente de constar. Esta questão é particularmente importante quando o produto é vendido em diferentes mercados/países pois, muitas vezes, dependendo do país a legislação difere obrigando assim a ajustes para que o produto não encontre entraves à entrada e comercialização nestes países.

Todos os dados e informações que constam nas etiquetas e nos rótulos são fiscalizados, razão pela qual a questão da legislação deve ser levada a sério para evitar
dissabores desnecessários.

Na rotulagem de alimentos há elementos que, ao abrigo da lei, devem constar, nomeadamente: O nome do produto; a tabela de ingredientes e identificação da origem dos mesmos, a tabela dos valores nutricionais, o peso líquido do produto, identificação do lote e prazo de validade, modo de preparação e conservação,
restrições de uso, marca do fabricante e no caso dos produtos importados a identificação do importador.

Esperamos ter trazido algum valor com este artigo sobre as questões a ter em linha de conta quando se criam/desenham rótulos, etiquetas e embalagens.

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