Rótulos e etiquetas metalizados: Os usos mais frequentes

Os rótulos metalizados são os mais utilizados no mundo, em especial em embalagens e na indústria.

Comparativamente a outros tipos, os rótulos metalizados permitem a composição de embalagens com impressão, o que auxilia na identificação e diferenciação estética do produto pois os rótulos metalizados são a forma perfeita de diferenciar o seu produto e fazê-lo destacar-se nas prateleiras dos pontos de venda independentemente do sector de actividade em que opera.

Neste artigo vamos partilhar consigo os diferentes tipos de utilizações para os rótulos metalizados que no futuro lhe poderão ajudar a agregar valor aos seus produtos.

Rótulos de produtos de limpeza

Juntamente com o tipo de embalagem, o design e o material de que um rótulo é feito têm uma grande influência na afirmação do posicionamento de um produto e na perceção que o consumidor tem deste e ,subsequentemente, no seu comportamento de compra.

Estudos sobre o comportamento do consumidor sugerem existir uma correlação entre a utilização de elementos metalizados nos rótulos deste tipo de produtos e a sensação, por parte do consumidor, de limpeza extrema pois o metalizado parece invocar limpeza, brilho e desinfeção.

Para além disso, os materiais metalizados também ajudam a chamar a atenção do comprador para advertências ou ingredientes especiais existentes em alguns produtos químicos e de limpeza.

É importante perceber que não é só na indústria alimentar que os rótulos têm um papel determinante no marketing e comunicação dos produtos. Também na indústria não-alimentar esta importância faz-se sentir pois é uma indústria altamente competitiva e segmentada. Nas prateleiras dos pontos de venda somos confrontados com uma grande multiplicidade de marcas e produtos que se debatem pela nossa atenção e preferência.

Rótulos de produtos cosméticos

Se há indústria na qual a imagem tem um papel determinante no sucesso ou insucesso de um produto ou de uma marca esta é, claramente, a indústria cosmética. Altamente competitiva, nesta existe uma grande variedade de marcas, muitas destas com muita notoriedade, status e reconhecimento.

Uma vez mais os rótulos metalizados são uma óptima forma de alavancar quase instantaneamente um produto cosmético. O visual metálico apela a valores como status, qualidade, luxo e sofisticação que normalmente vão ao encontro dos valores, atitudes e perceções do público-alvo deste tipo de produto.

O “look glossy” do material metalizado pode também ser usado para dar vida a produtos cintilantes como séruns, iluminadores, sombras, entre muitos outros.

Se fizer algum benchmarking verá que muitas das grandes marcas de dermo-cosmética existentes no mercado optam pela utilização de rótulos metalizados nos seus produtos como forma de afirmação e consolidação do seu posicionamento e como instrumento de sedução do comprador.

Rótulos de bebidas alcoólicas

Este é também um mercado altamente concorrencial. As grandes multinacionais imperam neste ecossistema “agressivo” com pipelines muito dinâmicos cuja consequência prática são as prateleiras dos pontos de venda a ofertar ao consumidor uma grande multiplicidade de alternativas.

Também nesta indústria a embalagem e o rótulo desempenham um papel muito importante e não é incomum que a atenção do consumidor e a subsequente compra do produto se deva à capacidade sedutora do rótulo e da embalagem.

Com o número de marcas de bebidas alcoólicas a aumentar todos os anos, cada vez mais é importante (em especial para as novas marcas que surgem no mercado) apostar em embalagens e rótulos que se diferenciem da concorrência que, como já referido, é particularmente agressiva neste tipo de mercado. Novamente aqui, os rótulos metalizados são frequentemente a solução perfeita. O brilho e o reflexo deste tipo de rótulo torna o produto instantaneamente mais atraente aos olhos do consumidor, até porque este tipo de material confere personalidade extra ao produto e pode ser usado para ilustrar os sabores únicos com um toque divertido e metálico.

Rótulos de suplementos alimentares

Na última década, a indústria da suplementação alimentar tem apresentado índices de crescimento absolutamente estrondosos. A alteração do estilo de vida das pessoas, o culto do corpo e os cuidados preventivos com a saúde física e mental, motivaram uma procura enorme por este tipo de produto. Este aumento exponencial da procura fez com que não só surgissem muitas novas marcas no mercado como também motivou as marcas já existentes a lançarem novos produtos de forma a robustecerem o seu portfólio e ir ao encontro das novas necessidades do público.

No que respeita ao marketing, a indústria da suplementação alimentar cada vez mais privilegia a atratividade dos rótulos pois há estudos que corroboram a teoria de que os consumidores reagem positivamente a este tipo de estímulo. Cores, acabamentos, fontes apelativas e distintivas de cada marca, materiais diferentes, etc, tudo vale em nome da diferenciação e sedução do consumidor e é novamente aqui que os materiais metalizados entram no sentido de se conseguir destacar o produto dos demais concorrentes no mercado.

Na verdade, suplementos alimentares como vitaminas, ómega 3, aminoácidos, proteína, astaxantina e probióticos (entre muitos outros) sempre foram uma escolha popular para rótulos metalizados, exactamente porque as marcas entendem que este tipo de material agrega valor aos produtos destacando-os e posicionando-os de uma forma diferente e mais impactante na mente do consumidor e nas prateleiras lotadas dos pontos de venda.

Etiquetas metalizadas para produtos premiados

Os rótulos ou etiquetas metalizadas são também frequentemente utilizados para destacar um prémio ou galardão que um determinado produto granjeou pela sua qualidade.

Esta é uma forma muito impactante, eficaz e barata de dar visibilidade a um reconhecimento que o produto adquiriu por mérito próprio. Não faria sentido perder a oportunidade de evidenciar um ponto forte que muito provavelmente será pertinente para o consumidor podendo mesmo levá-lo a decidir-se pela compra de um determinado produto em detrimento de outros que não exibem o mesmo reconhecimento.

Caso tenha um produto (ou gama de produtos) premiado não deixe de celebrar e enfatizar esta conquista colocando no produto uma etiqueta metalizada.

Normalmente as cores mais comummente utilizadas são o prata e/ou o dourado mas nestas coisas não existem verdades absolutas. O mais importante mesmo é que dê destaque ao ponto forte.

Com este artigo, esperamos, de alguma forma, ter ajudado a perceber os usos mais frequentes dos rótulos metalizados que, como vimos, podem alavancar a imagem de um produto, o seu impacto na prateleira, a sua diferenciação perante os produtos concorrentes e, acima de tudo, a influência por vezes determinante que podem tr na perceção e comportamento do consumidor.

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